A Apple para muitos é uma referência em questão de inovação. Ela lança produtos que distorcem a realidade e se tornam objetos do desejo das pessoas. Foi assim com o iPod, iPhone e toda a leva recente de produtos da Apple. Outra empresa que sempre é vista como inovadora é o Google. Ele tinha um projeto chamado Google Labs onde vários produtos entravam como beta com o objetivo de criar coisas novas e únicas. Só que pouca gente soube que no fim do ano passado o Google descontinuou o serviço. Isto pode ser visto como o lado ruim do Google.

Só que isto acontece coincidentemente a outro evento do ano passado. Antes da morte de Steve Jobs, Larry Page que é um dos dois fundadores do Google procurou o head da Apple que, diz a lenda, o aconselhou a ter mais foco e objetividade nos negócios. Para quem não sabe, muitos produtos do Google foram descontinuados. O Google realmente criava muitos projetos, mas a maior parte deles não saia do beta. Qualquer um pode analisar isto e falar que ali foi perdido dinheiro e que se você quer ganhar mais dinheiro, foque no que você faz bem para fazer melhor ainda. Então o Google Labs era o patinho feio do Google (ou vilão se preferir).

Agora, será que este conselho serve para todas as empresas? Será que este conselho foi bem entendido? O Android poderia ser um exemplo que segundo o conselho de Jobs, não faria sentido o Google criá-lo. Mas hoje o Google tem mais de 50% do mercado de smartphones com seu sistema operacional, o que garantira que quando as pessoas naveguem em seus celulares que a busca do Google tenha grande chance de ser a principal a ser usada. E na busca realmente o Google é o Bom, certo?

Ninguém quer fazer o papel do feio, mas depois que o produto é um sucesso, todos querem cantar as glórias do sucesso. As empresas precisam entender que o sucesso muitas vezes é fruto de cavar em terra seca, comer poeira e batalhar bastante. Nisto voltamos ao conselho de Jobs. Ele funciona para Apple, mas será que a Samsung devia cortar todas as áreas que atua? Mesmo com o conselho pode ser que o Google não tenha deixado de focar na inovação, só está mudando o foco de quais serão as inovações. O Google Plus e o óculo do Google são tentativas nesta linha. Vamos acompanhar o que vem de inovação do Google pelos próximos meses para ver como Larry Page entendeu o conselho.