Tive a oportunidade de participar do evento da SUCESU sobre web marketing. O evento aconteceu no dia 29/09 e contou com um grande número de participantes. Ele foi apresentado por Cid Miranda, presidente da SUCESU que soube receber muito bem os participantes do evento. O evento foi composto por várias apresentações indo desde o técnico/acadêmico até a experiência do mundo empresarial e a prática.

A primeira palestra foi feita pela Rosalee Barreto com o tema: A Internet como Instrumento Estratégico de Comunicação. Rosalee afirmou que ficaria feliz se no fim ninguém tivesse dormindo. Realmente a palestra foi muito acadêmica, porém ela conduziu muito bem e soube levar assunto prendendo a atenção. Conseguiu passar bem o conteúdo explicando a origem da linguagem, como ela se transformou no mundo modernos (fds=fim de semana, vc = você).

Explicou também como foi a história da linguagem e como aconteceu a transmissão do conhecimento. Falou de como grandes pensadores como Piery Levy. Fechou mostrando tendências da comunicação sobre a necessidade de integração da internet.

Fechou bem e ninguém dormiu.

Design Orientado a Cliente Aldo Pires, AddTech

O mote da apresentação do Aldo é mostrar como o mundo de sistemas é distante do mundo do design. Sistemas se preocupa com questões como infra-estrutura, segurança, tecnologias e se descuida de pontos como usabilidade, estética e beleza tornando mais difícil alcançar o produto final que é o que o cliente precisa. O que não pode ser esquecido é sempre o objetivo.

Demonstrou cases interessantes da FGV, Leader Magazine, Mongeral mostrando a diferença entre cada um deles. Como o foco de cada era para um público diferente, foi preciso adaptar a solução para cada um. No case da Mongeral, mostrou que tinha que rapidamente atender a um aumento na carteira de clientes, pois após a compra da carteira de previdência individual que praticamente triplicou a quantidade de corretores que a empresa precisou atender.

Mostrou um simulador de previdência em RIA. Foram montados três modelos diferentes conforme o público. Foi mostrado um simulador de auto chamado de 2.0, como um caminho evolutivo do 1.0, porém não valia efetivamente pois não tinha o perfil do condutor para montar o preço real.

Web Marketing: Como a Internet afeta os Negócios e a Comunicação de Todas as Empresas – Pedro Cabral, Agência Click

Foi a melhor palestra. Começou contando um pouco sobre a sua carreira profissional e por que decidiu criar a Agência Click. Depois mostrou como o mundo vive um novo momento onde crianças e adolescentes são multitarefas. Chegam em casa, ouvem música, ligam a tv, acessam o messenger, fazem os trabalhos escolares tudo ao mesmo tempo. Neste mundo, já existem pessoas pós geração internet, onde não conseguem imaginar um mundo que não tem TIVO ou conexão de banda larga e que tecnologias que antes não eram essenciais, passam a ser cotidianas e necessárias.

Deu um exemplo de um pedágio imaginário onde você ao invés de pagar, poderia ver 5 minutos de propaganda. Com isto mostrou que nossa comodidade vale mais que o preço do pedágio. A prova disto é que a tentativa de uma tele de colocar um orelhão gratuito desde que a pessoa ouvisse propaganda antes de ligar não vingou.

Mostrou caminhos para a nova publicidade onde a interatividade é força motora. Não somente na tv digital, mas na internet como com os blogs por exemplo. Usou um conceito interessante em que a nova mídia tem dois caminhos. A busca e a personalização. A busca é o que o cliente explicita que deseja, seja em um busca por um termo, ou a procura por um produto. A personalização é usar as informações da busca para oferecer o que o cliente deseja assim como a Amazon e o Google fazem. Porém é bom ter cuidade com a personalização. Não é por que você comprou uma lingerie para sua namorada que significa que você é um comprador de produtos relacionados a lingerie.

Projetos Web: Qual a Diferença?– Domingo Chabalgoity, t2M

Focou mais no técnico mostrando como um projeto web poderia utilizar uma metodologia RUP (Rational Unified Process). O projeto em específico era o de um Gerenciador de Conteúdo. Mostrou duas linhas de desenvolvimento, usando produtos da IBM e produtos da Eclipse que é um framework que a própria IBM colabora com material opensource.

Marketing Digital com Foco em Resultados – Gustavo Loureiro, Stage3

Faltou um pouco de foco na apresentação onde os assuntos eram jogados sem passar muito a idéia. Contou a experiência de ter participado de uma meia maratona e ter recebido um e-mail marketing para comprar as fotos. Aproveitou a história e falou sobre o que é o ROI e como calcular um click-tru. Citou um case dele da produção de um site de um fabricante de pranchas de surf no qual a prancha poderia ser customizada pela web.

Painel: Desafios dos Projetos Web

O painel contou com a Rosalee e o Gustavo. O tema proposto era projetos web. Quando perguntados sobre o que eles achavam sobre o desenvolvimento seguindo os padrões web, webstandards, o Gustavo pediu a palavra para explicar que na opnião dele, os padrões web eram apenas uma jogada de marketing para popularizar o Firefox. Falou que ao desenvolver um projeto, qual seria a importância se ele perdesse 1% de 1.000.000 de usuários que usam outro navegador que não o Internet Explorer. A Rosalee interveio para falar que considera que os padrões web são importantes e que não se deve ignorar qualquer que seja a parcela de usuários.

O resultado final do evento foi positivo. Foi bom para ver diferentes visões do mercado. Eu por exemplo não despresaria 1% de R$ 1.000.000. E você?